"Não importa o que fizeram com você, o mais importante é o que você vai fazer com o que fizeram com você" Sartre

sexta-feira, 2 de setembro de 2011



No últim dia 09 de Junho, de 2010, estive na Escola Ciranda Cirandinha para um bate-papo com os pais das crianças que frequentam o espaço, a convite da Professora Ray, diretora da Escola.
Conversamos, na ocasião, sobre alguns aspectos do desenvolvimento da linguagem e das emoções. Toda nossa conversa foi norteada pela compreensão de Merleau-ponty, a cerca do desenvolvimento da linguagem, e Sartre, referindo-se as emoções.

A respeito da linguagem, exploramos o desenvolvimento da fala na criança, desde o grito e choro, passando pelo balbuciar e chegando na primeira palavra. Posteriormente, a criança passa a buscar significado para as palavras e, nesse momento, as emoções são experimentadas de forma mais consciente, uma vez que passam a significar objetos desejados. A criança estabiliza e não busca falar novas palavras antes de dar significado as palavras que já conhece, por isso, a criança faz um movimento de agregação de palavras, parando por um tempo e depois volta a agregar novas palavras.


A respeito das emoções, a questão explorada foi a emoção da criança e o quanto ela contribui para formação da personalidade, uma vez que a emoção nunca pode ser sozinha, está sempre em relação com um objeto, seja humano ou não. Há um momento em que a criança passa a dar significativa importância a figura da mãe e do pai, ou melhor, a figura masculina ou feminina que ocupa no imaginário a função de cuidar, somente aí há uma emoção significativa, pois a emoção tem um objeto certo e com ele estabelece uma relação significativa.





 

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