"Não importa o que fizeram com você, o mais importante é o que você vai fazer com o que fizeram com você" Sartre

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

I FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA - UNESC

 
Apresentação
A I FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA – UNESC adotou o catavento como símbolo. Cores vibrantes, movimento que gera energia e sinergia, e anúncio de novos ares. Ventos que nos transportam para um tempo da calma, dos sabores artesanais, do cheiro de terra, e das novidades confeccionadas por mãos criativas e habilidosas, que se traduzem em produtos singulares.
Desejamos trazer para o campus um tempo quase esquecido, mas de forma alguma perdido, materializado nos produtos artesanais e de agricultura familiar, que engendram um desenvolvimento para além do econômico, mas sustentável, justo e igualitário. Para isso, três princípios nos guiaram: o projeto deveria ser construído na base, por artesãos e agricultores familiares; os estudantes configurariam o público alvo, para conhecerem e multiplicarem o movimento da Economia Solidária, e os apoiadores fariam a Feira acontecer, com suas idéias, recursos e conhecimento acumulado. A universidade seria a facilitadora deste processo.

A face da Feira foi se delineando com o incentivo estrutural da UNESC, em seus diversos setores, cursos, unidades acadêmicas, especialmente a UNACSA, Pró- Reitorias e Reitoria. De modo específico abraçaram este projeto, os grupos irmãos de extensão, como o POPE e o Programa de Coleta Seletiva, como também o Setor de Arte e Cultura, os Cursos Tecnológicos, e o Curso de Nutrição. Na comunidade foi decisivo o apoio de instituições sociais e filantrópicas, como a CARITAS, a ABADEUS, o BRASIL LOCAL, a AVESOL, o CRAS-CRICIUMA, a CREDISOL e a EPAGRI. As Prefeituras de Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza e Içara também acreditaram neste projeto, ou melhor dizendo na utopia de um projeto de produção centrado na sustentabilidade, cooperação e especialmente no bem-viver, que nunca se faz no isolamento, mas na coletividade. Em síntese, a palestra do professor Euclides André Mance abre a I FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA –UNESC, em 04 de outubro e nos dois dias que seguem, serão oferecidos cursos e oficinas abertas à comunidade, com vistas na geração de trabalho e renda; a exposição e comercialização de produtos artesanais e de agricultura familiar. E no encerramento está previsto um fórum, com foco na avaliação da Feira e respectivos encaminhamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário